8 de set. de 2011

DÍZIMO: PARA QUE SERVE?

A palavra dízimo quer dizer décima parte! De cada cem coisas, eu separo e reservo ao Senhor dez. De cada dez sacos de colheita e de cada cem cabeças de gado, reservo dez para Deus, isto porque a décima parte de tudo que tenho, ganho ou possuo é consagrada a Ele. Ele mesmo, o Senhor é o dono! Minha vida e tudo que tenho a Ele pertencem.
Este é o fundamento bíblico do dízimo, porém, a Igreja católica no Brasil, vendo a necessidade de auto-sustentação da própria comunidade e grande carência dos irmãos e irmãs mais pobres; pede que cada um(a) dê conforme o seu coração, não impondo, não obrigando pois dízimo não é pagamento. Contudo, fazendo um profundo exame de consciência devemos nos questionar se estamos sendo fiéis ao Senhor, uma vez que a décima parte do que “temos” possui a Deus, será que estamos sendo fiel a Ele, devolvendo-lhe o que lhe pertence?
Dízimo não é pagamento. Não é imposto. Não é taxa! Dízimo é gesto livre de gratidão. É sinal de amor a Deus e aos irmãos(ãs). Não é esmola porque Deus não é mendigo. Nem é oferta. Dízimo é ato de fé em Deus e de confiança na comunidade. Dízimo é gesto de cristão maduro na fé e responsável pela vida da sua comunidade.
Se alguém lhe perguntar para que serve o dízimo diga: serve para a Igreja, nossa casa de oração, onde os irmãos(ãs) celebram sua fé em Jesus Cristo, onde nós batizamos nossos filhos e netos, onde nós recebemos a formação necessária para o amadurecimento da nossa fé cristã católica, onde todos fazem a experiência de Jesus Cristo por meio da catequese, etc.
Na Igreja você reza, agradece a Deus, manda celebrar missas de ação de graças, de aniversário natalício e de comemoração dos momentos importantes da sua vida e da sua família, nela você reza pelos seus entes queridos que já partiram. Ela é casa do cristão(ã) católica(a), seja na comunidade, seja na paróquia. A Igreja é a morada de Deus entre os homens e as mulheres, nela Ele fala ao seu povo, convida a aliança com Ele, alimenta por meio da Palavra e da Eucaristia, derramando abundantemente suas graças por meio dos sacramentos.
A Igreja é nossa casa e tem também suas despesas mensais: manutenção do Templo, da casa paroquial, onde reside o padre para atender as comunidades, o carro da nossa paróquia, os funcionários que prestam serviço à paróquia, a contribuição do padre, pelo seu trabalho, água, luz, telefone, material de formação, encontros de formação na paróquia e na diocese, manutenção e material de secretaria paroquial, etc.
Sendo assim, você que é católico e ama a sua Igreja, e quer vê-la funcionando bem, contribua com o dízimo, mas faço-o com alegria e tenha certeza que as benção divinas não lhe faltarão.
Pe. Izidorio Batista de Alencar
Administrador Paroquial

5 comentários:

  1. Parabéns pela postagem Pe.Izidorio.

    ResponderExcluir
  2. Padre, peço desculpa por minha ignorância e falta de entendimento, mas gostaria que o senhor me explicasse se pudesse para que serve as esportulas e taxas de missas pagas, pois até onde sei a paróquia paga um salario para o padre. então para que estas taxas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em minha paróquia estas taxas não são obrigatórias, você paga se quiser e puder. Toda paróquia tem seus compromissos financeiros: água, luz, salário do padre, salário da pessoa que faz a manutenção da mesma, compra de material de limpeza, velas, lâmpadas e muitas outras despesas que aqui é difícil para anumera: todas elas são honradas com o dízimo e com essas taxas que o cristão acha que deve pagar ou não. digo isso amigo pois sou tesoureira de minha comunidade e sem essas taxas e o dízimo fica difícil até mesmo de evangelizar. Espero ter diminuído suas dúvidas..

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Sim, as taxas foram criadas por causa que muitas pessoas que não são dizimistas e apareciam na Igreja so para casar e batizar. Se todos fossem dizimistas não precisavam de taxas! Também acredito que o dizimista esta isento destas taxas! A despesa não são so o salario da padre - aqui na minha paroquia tem o salario da Secretaria e de outro funcionario alem dos dois padres. Tambem gasta-se com reformas, material de formação, etc. Conheçam nosso trabalho de evangelização em www.Radiofilos.xyz

    ResponderExcluir