21 de jan. de 2011

FESTA DA PADROEIRA NO ANO JUBILAR - GRANITO-PE

TEMA:
Com a Mãe do Bom Conselho, somos paróquia jubilar – 165 anos – na promoção da vida!

De 23 de Janeiro a 02 de Fevereiro de 2011, Festa da Padroeira da Cidade de Granito e da Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho.
O tema escolhido para este ano faz referência à devoção desse povo granitense à Virgem e Mâe do Bom Conselho, recordando que somos paróquia jubilar, nos seus 165 anos de caminhada, comprometendo-se com a promoção da vida, seguindo o tema da Campanha da Fraternidade 2011: "Fraternidade e Vida no Planeta".
A história da vila e da cidade de Granito, confunde-se com a história da fé e da presença da Igreja Católica, como também, com a presença materna de Nossa Senhora do Bom Conselho.
Na origem dessa bonita e sofrida história da cidade, mas também da paróquia de Granito, encontra-se o empenho, a determinação, a ousadia e o zelo apostólico do padre José Modesto Pereira de Brito. Que nascido no Rio Grande do Norte, foi trabalhar na cidade de Missão Velha-CE e, posteriormente, assumindo a freguesia do Bom Jesus dos Aflitos, Exu-PE. É, então nesta fase da história que começa sua vida de pioneirismo na vila Granito.
Quando trabalhava na freguesia de Exu conseguiu metade das terras, comprando posteriormente a outra metade à senhora Luiza Maria de Jesus na fazenda Poço Dantas. Isto que constituiu o patrimônio de Nossa Senhora do Bom Conselho.
Segundo dados históricos, a construção da Matriz de Granito, foi paralisada por um longo período, fato este que somente no dia trinta de abril de mil oitocentos e setenta e cinco (30-04-1875) é que foi então benzida e inaugurada a matriz de Granito. Porém, ainda inacabada.
Na manhã do dia seguinte, numa missa solene foram transferidas as imagens para a Igreja Matriz e, nesta mesma ocasião, fazendo uso da palavra, o padre José Modesto Pereira de Brito, fez a doação da imagem dizendo:faço a doação dessa imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho, de minha propriedade, de hoje em diante ela será padroeira dessa Matriz, a ela dedicada.
No dia trinta de março de mil oitocentos e quarenta e seis (30-04-1846), foi criada oficialmente a Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho. Portanto, fazemos este ano cento e sessenta e cinco anos (165 anos), entre vitórias e sofrimentos, na vida desse povo e dessa comunidade paroquial.
Que a Mãe do Bom Conselho, interceda a seu Filho Jesus, por todos os seus filhos e filhas, que devotamente imploram seus auxílios e conselhos!

19 de jan. de 2011

VIII PÉ E FÉ NA CAMINHADA

O Concílio afirma, antes de mais, a vocação à santidade. Esta vocação radica-se no Batismo, que caracteriza o presbítero como um - christifidelis – como inserido e unido com o Povo de Deus, na alegria de partilhar os dons da salvação e no compromisso comum de caminhar segundo o Espírito, seguindo o único Mestre e Senhor (Pastores Dabo Vobis, 20).
É na busca de um novo amanhecer que podemos situar o I Pé e Fé na Caminhada. Um novo alvorecer em que o presbítero seja de fato “um irmão entre irmãos” e não somente o homem do altar – sacristia.
Pé e Fé na Caminhada é um encontro entre seminaristas que tem como objetivo cultivar uma espiritualidade libertadora, na busca de uma Igreja Comunhão-participação, promotora do Reino de Deus entre nós.
* Este encontro é um momento forte de troca de experiência, nos mais variados contextos de formação em que os jovens seminaristas se encontram;
* São dias de entrosamento, buscando superar os obstáculos existentes entre as várias linhas eclesiológicas e/ou modelos diocesanos;
* É também, um espaço aberto aos companheiros seminaristas que buscam viver a Palavra de Deus, encarnada na história e na vida de tantas comunidades;Em suma: “Pé e Fé na Caminhada” é um espaço aberto de estudo, oração e partilha de vida;
Enfim, é um pequeno tempo de vivência entre irmãos que compartilham as mesmas alegrias e esperanças, tristezas e angústias e, acima de tudo, almejam os mesmos ideais!!!
O encontro nasceu de uma conversa entre amigos com o objetivo de refletir a caminhada da Igreja tendo como base a eclesiologia do Vaticano II, na busca de inculturação do Evangelho nas terras nordestinas.
Como começar esta caminhada? Foi aí que por desígnio de Deus Dom Adriano, bispo de Floresta-PE, foi a Maceió-AL fazer um encontro com os seminaristas da Província Eclesiástica de Alagoas. Na oportunidade pedimos para conversar com ele e, na sua simplicidade e solicitude de pastor ele aceitou ouvir nossos planos naquilo que já tínhamos em mente e também sugeriu idéias novas para esta caminhada. Assim, nascia Pé e Fé na Caminhada!
O Pé e Fé na Caminhada, encontra-se agora na sua oitava (VIII) edição, ou seja, vem acontecendo a oito anos consecutivos.
Neste ano de 2011, será na Cidade de Petrolina-PE, nos dias 24, 25 e 26 de Janeiro, tendo como tema: O Perfil do Presbítero Diocesano no mundo atual!
Venha, você também e perticipe conosco!

Contatos:
Clebe Pereira - (087) 9639-2612
Cicero Claudvan - (087) 9141 - 0868
Francisco José - (087) 9935-5893
Pe. Izidorio Alencar - (087) 9625 2483 - 9146 2433
E-mail: ib.alencar@hotmail.com