8 de mar. de 2013

SANTAS MISSÕES POPULARES - CABROBÓ-PE!

II RETIRO PAROQUIAL - (10-03-2013)
 
A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Cidade de Cabrobó-PE, está vivenciando a grande experiência missionária, por meio da realização dos retiros missionários. No dia 03 de fevereiro, aconteceu o primeiro, e já quase tudo pronto para a realização do seu II Retiro Missionário Paroquial, que acontecerá, no próximo domingo, dia 10 de março de 2013, na quadra da Cohab, ao lado da Escola Ministro Marcos Freire, das 08h30 da manhã, ás 17h.
Não perca essa grande experiência de Deus e vivência eclesial da sua fé. Na ocasião, haverá momentos celebrativos, formação sobre a pessoa e a vocação do discípulo missionário, ao meio dia hora da graça, com o padre Expedito, da Cidade de Orocó, Diocese de Petrolina-PE, encerando-se com a Santa Missa e Renovação das promessas batismais, feita pelos(as) missionários(as).
É a grande festa do povo de Deus, que celebra sua fé, renova sua esperança e fortalece sua caminhada, no seguimento de Jesus Cristo, levando a Boa Nova aos irmãos e irmãs, por meio do anúncio da Palavra. Não esquece, dia 10 de março de 2013, das 08h30 às 17hs, na quadra da Cohab.

PROJETO MISSIONÁRIO É APRESENTADO NA REUNIÃO DO CLERO!

                  A pedido do Bispo Diocesano de Salgueiro, o padre Izidorio Batista de Alencar, coordenador de Pastoral da Diocese e idealizador do Projeto Missionário, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Cabrobó-PE, apresentou na última terça-feira do mês de fevereiro (26-02-2013), por ocasião da reunião ordinária do clero da diocese, uma reflexão sobre a missão e, tendo por base, o projeto missionário da paróquia de Cabrobó, onde o mesmo atua como administrador paroquial.
O intuito do bispo, Dom Magnus Henrique Lopes, é motivar e sensibilizar o clero da diocese para a causa da missão. A exposição do padre Izidorio teve como eixo temático a renovação das paróquias à luz da animação missionária.
O expositor reconhece múltiplas experiências missionárias existentes na Igreja do Brasil (missão redentorista, missão dos frades capuchinhos, AMINE, Santas Missões Populares, etc.) e, destaca que nos últimos tempos, tem sido de grande relevância na experiência missionária da Igreja as Santas Missões Populares, devido a sua extraordinária capacidade de trabalhar com os leigos, despertando assim, a vocação de discípulos missionários de Jesus Cristo, de cada batizado(a).
Afirmou ainda que a experiência das Santas Missões Populares, com todo seu dinamismo, infelizmente, em muitas dioceses do Brasil não deu grandes frutos devido à sua aplicação. Ou seja, foram tomadas como evento, sem uma preocupação de continuidade, sem um projeto sólido de ação evangelizadora nas dioceses e nas paróquias, que após a realização das SMP, fosse assumido no dia-a-dia da vida eclesial.
Contudo, não se pode deixar de apostar nelas, nem mesmo cruzar os braços e permanecer na mesmice da pastoral de manutenção, presente e levada adiante em muitas paróquias e dioceses, simplesmente por medo ou comodismo de clérigos ou leigos.
A Igreja, desde a Conferência de Aparecida e, assumida pelas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, nos convida a ultrapassarmos uma pastoral de mera conservação, indo ao encontro das pessoas, sendo verdadeiramente uma Igreja em estado permanente de missão.
É partindo deste pressuposto que a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Cabrobó-PE, assumiu o projeto missionário paroquial denominado Santas Missões Populares para uma paróquia em estado permanente de missão.
A meta do projeto é colocar a paróquia em estado permanente de missão, tendo como instrumento de animação, mobilização e formação missionária a pedagogia das Santas Missões Populares. Incluindo três grandes retiros, com os missionários(as), formação nos Núcleos de Evangelização, sendo que a paróquia está dividida em 12 núcleos (setores); renovação das promessas batismais; assinatura do termo de compromisso e grande celebração de envio dos(as) missionários(as).
O símbolo da missão paroquial é uma grande cruz e 12 cruzes menores, que percorrerão todas as comunidades e todos os núcleos de evangelização durante a realização da missão territorial. Por fim, conclui dizendo “quem iniciar a experiência não irá se arrepender, pois, renova a vida das pessoas e das comunidades”.
 

6 de mar. de 2013

ANO DA FÉ II - CRER EM TEMPOS DE CRISE!

No artigo precedente, tratamos da questão do Ano da Fé e o ato de crer. Na continuidade de nossa reflexão, agora abordamos a questão do crer em tempos de crise. Incialmente, deixamos claro que em todos os tempos e lugares, a fé e, consequentemente, o ato de fé seja ele pessoal ou comunitário, defrontou-se com dificuldades, prova disso são as próprias formulações de fé ou sínteses doutrinárias existentes, que chegaram até nós.
Os tempos de crise, ou segundo as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil na continuidade da Conferência de Aparecida, os “períodos de profundas transformações”, podem nos levar a duas atitudes, ambas igualmente perigosas: “um agudo relativismo, próprio de quem, não devidamente enraizado, oscila entre inúmeras possibilidades oferecidas ou uma posição fundamentalista, que conduz ao fechamento em determinados aspectos, sem consideração da pluralidade das vias e, ao mesmo tempo, sem considerar o caráter histórico da realidade” e do próprio ato de crer, que se expressa num tempo e sujeito às intempéries da realidade histórica (Cf. DGAE, n. 20).
O momento presente pode, para alguns, ser visto como um tempo de ameaça à fé, porém, para outros como uma possibilidade ou uma “ocasião propícia para introduzir o complexo eclesial inteiro num tempo de particular reflexão e redescoberta da fé” (Bento XVI, PORTA FIDEI, n. 04).
O tempo atual, chamado de “mudança de época”, afeta os critérios de compreensão e julgamento, o valores mais profundos da humanidade a partir dos quais se afirmam identidades e se estabelecem ações e relações. O que antes era uma certeza, o momento presente põe em crise.
O ato de fé não é diferente, antes não muito tempo atrás se acreditava nas verdades e doutrinas que outros tinham transmitido simplesmente porque tinham aprendido dos antepassados, por exemplo, batizava se os filhos quando nasciam porque assim os pais ou avós tinham ensinado. Esta realidade, hoje já não existe mais em muitos lugares e ambientes, as pessoas precisam encontrar as razões para tanto. Querem encontrar os valores, a importância e o sentido para justificar suas escolhas, suas opções. Isso significa dizer, a realidade atual toca na essência de questões profundas da humanidade, não de menos em questões profundas como a do ato de crer.
Neste contexto, a busca de sentido, a dúvida e a procura pelas razões das coisas, da religião, qual a verdade? Qual a Igreja devo frequentar? Qual a religião devo batizar meus filhos? Tudo isso levado ao extremo conduz a dois abismos: negação de tudo e todos (rejeição de qualquer aspecto de vida de fé e religião) ou ao relativismo (tudo é a mesma coisa, todas falam de Deus. Dá no mesmo).
O Ano da Fé, neste emblemático momento histórico, porém, apaixonante período que nos cabe viver e agir quer nos ajudar no sentido de buscarmos compreender os fundamentos da nossa fé, como “uma autêntica e sincera profissão da mesma fé, que ela seja confirmada individual e coletivamente, livre e consciente, interior e exterior, humilde e franca”.
O Ano da Fé é o grande convite para que toda a Igreja possa tomar “exata consciência da sua fé para reavivar, purificar, confirmar, confessar, atestando assim que os conteúdos essenciais da fé, que há séculos constituem o patrimônio de todos os crentes, necessitam ser confirmados, compreendidos e aprofundados de maneira sempre nova para se dar testemunho coerente deles em condições históricas diversas das do passado” (Bento XVI, PORTA FIDEI, n. 04). Até breve!!

4 de mar. de 2013

II RETIRO MISSIONÁRIO EM CABROBÓ-PE


            No dia 03 de fevereiro último, tivemos nosso primeiro retiro missionário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Cabrobó-PE. Estamos agora, nesta semana, nos preparando já para o II Retiro Missionário, que será realizado no dia 10 de março de 2013, na Quadra da Cohab, próxima a Escola Estadual Ministro Marcos Freire.
         Convocamos todas as comunidades, Pastorais e Movimentos da Paróquia, bem como todos os homens e mulheres para se fazerem presentes, neste grande momento de preparação do nosso projeto missionário.
           O primeiro retiro foi muito bom e o segundo será melhor ainda, portanto, não perca. Traga sua família, motive e organize sua caravana!