29 de mar. de 2010

165 ANOS: UMA VIDA, UMA HISTÓRIA E UM POVO!

PROCLAMAÇÃO DA ABERTURA DAS COMEMORAÇÕES DO CENTÉSIMO SEXAGÉSIMO QUINTO ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO BOM CONSELHO – GRANITO – PERNAMBUCO

1. Considerando que a “Paróquia é uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular, e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco como a seu pastor próprio, sob a autoridade do Bispo diocesano” (Cân. 515, 1).
2. Considerando que “Eregir, suprimir ou modificar as paróquias compete exclusivamente ao Bispo diocesano...” (Cân. 515, 2).
3. Considerando que “O pároco é o pastor próprio da paróquia a ele confiada; exerce o cuidado pastoral da comunidade que lhe foi entregue, sob a autoridade do Bispo diocesano, em cujo ministério de Cristo é chamado a participar, a fim de exercer em favor dessa comunidade o múnus de ensinar, santificar e governar, com a cooperação também de outros presbíteros ou diáconos e com a colaboração dos fiéis leigos, de acordo com o direito.” (Cân. 519).
4. Considerando que em 30 de março de 1846 esta comunidade cristã católica foi erigida à condição de Paróquia, com o nome da sua padroeira, Nossa Senhora do Bom Conselho.
5. Considerando ainda que em 30 de março de 2011, completar-se-á, 165 anos da criação desta Paróquia. Declaramos aberta as comemorações deste acontecimento jubilar.
6. Conclamamos a todos os fiéis para aproveitamos este período, no sentido de:
a. Rememorarmos esta história de perseverança na fé cristã católica, vivenciada cotidianamente na piedade popular, na devoção aos santos e santas, em especial à nossa Padroeira, Nossa Senhora do Bom Conselho;
b. Fazermos memória dos “missionários e missionárias do passado” – padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas – que aqui passaram, viveram, trabalham, semearam, plantaram, regaram as sementes da Palavra de Deus e ajudaram a construir esta história de fé que outrora parecia utopia, tornou-se realidade e hoje contamos 164 anos de continuidade, celebrando a Eucaristia – Pão da vida que é fonte da missão;
c. Revermos os avanços, erros, falhas e omissões para retomarmos a caminhada, buscando ser uma comunidade missionária e evangelizadora, para que em Jesus Cristo, nossos povos tenham vida;
d. Colaborarmos coletivamente com o resgate histórico, da caminhada desta comunidade paroquial, registrando, fatos, atos, acontecimentos, atores, vilãos e protagonistas desta história;
e. Olharmos o passado, para balizarmos a nossa ação no presente e projetarmos o futuro.
7. Foi graça um dia ter começado, graça maior ter continuado e graça das graças é podermos, nós hoje, darmos continuidade.
8. Deus Pai de bondade e Mãe da ternura, encha de luz e alegria os nossos corações para juntos reescrevemos esta história e darmos prosseguimento nesta caminhada de fé, corrigindo erros e omissões e lançando-nos ousadamente para anunciar Jesus Cristo, Caminho – Verdade – Vida nos novos areópagos que nos são apontados e aos quais somos desafiados.
9. Maria, Mãe de Jesus Cristo e da Igreja, primeira discípula-missionária, aqui venerada sob o título de “Mãe do Bom Conselho”, rogai por nós.

Granito – PE, 28 de março de 2010, Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

______________________________________________
Padre Izidorio Batista de Alencar
Administrador Paroquial