29 de ago. de 2011

PARÓQUIA DE CABROBÓ-PE, REALIZA ASSEMBLEIA DE PASTORAL

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 002/2011

O Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, cidade de Cabrobó, Pernambuco, Padre Izidorio Batista de Alencar, no uso das atribuições que lhe confere o Direito Canônico e Eclesiástico e as Orientações Pastorais da Diocese de Salgueiro, resolve:


Artigo 1º: Convocar dois representantes de cada Pastoral, Movimento, Serviço ou Comunidade Rural e Urbana, para participarem da 1ª Assembleia Ordinária de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Cabrobó – PE.

Artigo 2º: Convidar qualquer fiel católico (a) que se sentir motivado (a) a participar da 1ª Assembleia Ordinária de Pastoral da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Cabrobó - PE.

Parágrafo 1: A 1ª Assembleia Ordinária de Pastoral terá, simultaneamente, poder deliberativo (caráter de decisão) e caráter consultivo (ouvir o parecer de seus participantes) de assessoramento do Administrador Paroquial. Realizar-se-á no Centro Pastoral da Igreja Matriz, situado no bairro da Beira Rio, ao lado da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Cabrobó – PE, nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2011, com início em primeira e única convocação às 18h00min do dia 16, com a presença de qualquer quantidade dos membros das Pastorais, Movimentos, Serviços e Comunidades Rurais e Urbanas, convocados conforme dispõe o artigo 1º. Às 22h00min. se fará uma pausa para repouso e retomará às 08h00 da manhã do dia seguinte e se estenderá até 13h00min, do domingo dia 18 de setembro de 2011.

Parágrafo 2: A organização e normatização da 1ª Assembleia Ordinária de Pastoral será feita por meio de Regimento Interno (regras que orientarão os trabalhos) a ser discutido e aprovado por maioria simples (metade mais um dos participantes) no início dos trabalhos.

Artigo 3º: A 1ª Assembleia Ordinária de Pastoral será precedida de um amplo processo de avaliação a ser realizado em todas as comunidades.

Parágrafo Único: A avaliação será realizada pelas lideranças da própria comunidade e, em casos necessários será auxiliada por algum dos membros da Comissão Preparatória da 1ª. Assembleia Ordinária de Pastoral, onde será aplicado um questionário padrão do qual resultará um relatório a ser analisado durante a 1ª Assembléia Ordinária de Pastoral.

Artigo 4º: A 1ª Assembleia Ordinária de Pastoral: avaliará a caminhada Pastoral Paroquial; aprofundará o tema Paróquia: Uma rede de comunidades, Casa de Deus e de Irmãos(ãs) a serviço da vida; elegerá as prioridades pastorais para o ano de 2012; preparará a elaboração do Plano de Evangelização da Paróquia; e, programará as atividades para o(s) ano(s) seguinte(s).

Parágrafo Único: A hospedagem dos membros das comunidades rurais será nas casas das famílias da cidade de Cabrobó, mediante inscrição antecipada!

Artigo 5º: Registre-se, publique-se, cumpra-se.

Cabrobó - PE, 15 de agosto de 2011.

__________________________________________________
Padre Izidorio Batista de Alencar
Administrador Paroquial

28 de ago. de 2011

CATEQUISTA: SINAL DE DEUS NO MUNDO!

CATEQUISTA! Você é você. Você é missão, responsabilidade, humanismo, solidariedade. Você é um caminhar constante, irá sempre ao encontro. O CATEQUISTA não espera, ele vai! Vai sem saber o que encontrar. Isto não importa. O importante é você ser dotado de paciência, de coragem e, sobretudo com a vontade de compreender. O CATEQUISTA vai! Por que vai? Porque sempre tem e terá alguém esperando. CATEQUIZAR é aproximar, ouvir e estar junto, participar é sofrer e alegrar com alguém ou para alguém. Este alguém pode ser, a criança, o adulto, o velho, o enfermo, o menor carente ou uma pessoa que necessita de nossa atenção. CATEQUISTA é aquele que vê no próximo um ser com possibilidades de ser transformado. Não é fazê-lo à nossa semelhança, mas sim avaliar suas potencialidades e deduzir até onde aproveitá-las. Ser CATEQUISTA é sentir-se responsável por uma Igreja sinal de Deus Amor, Pai e Mãe, esperança dos aflitos e sofredores. Ser CATEQUISTA não significa você ser o sábio, mas requer coração forte, vontade firme. O CATEQUISTA não desiste! A derrota de hoje, pode estar na vitória do amanhã. Acreditamos que na função missionária de catequizar, é ter também a capacidade mental de experimentar, muitas vezes a derrota. Pelo fato, segundo nossa avaliação a sensação de nada ter conseguido! Então a resposta para si mesmo é: MISSAO CUMPRIDA. Repetir com convicção : Vou continuar! É preciso fundamentar essa vocação com a leitura da Palavra de Deus, aprendendo dos simples, ter olhos abertos, atentos á realidade; ter coração humano, fraterno, é ser continuador de Cristo entre os humilhados. Vamos ser catequistas renovados, inculturados, sem medo, profetas. Criem pistas de saída; procurem fontes abastecedoras; planejem caminhadas, participem da comunidade. Valorizem-se! Estimulem-se! Unam-se catequistas de nossa cidade. Chegou a hora da catequese viva, eficaz, transformadora. CATEQUISTA valorize a sua hora, é a hora dos profetas. não se cale. não deixe a palavra de Deus morrer afogada no poço do medo. Seja profeta, porta-voz do Deus- Amor. A Igreja está com você!      
                                                                                                                
Parabéns pelo seu dia, 28 de agosto de 2011!
Deus deja louvado por todos(as) os(as) catequistas!
Pe. Izidorio Batista de Alencar