12 de abr. de 2013

CATECUMENATO DE CRIANÇAS E JOVENS EM FASE DE CATEQUESE!

          A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Cidade de Cabrobó-PE, vem nestes dois (02) últimos anos investindo recursos humanos e materiais na direção de um processo evangelizador e missionário por meio das Santas Missões Populares. Está claro para seus idealizadores que na continuidade dos últimos documentos da Igreja, que este processo de renovação das paróquias passa pela reformulação das suas estruturas (setorização das paróquias) e pela formação iniciática de seus membros, para que sejam discípulos missionários de Jesus Cristo.
           Igualmente, esta consciência leva os mesmos a apostarem na catequese em estilo catecumenal, ou seja, fazer com que a catequese mesmo aquela "catequese tradicional" possa ser enriquecida com a dinâmica litúrgica do catecumenato.
           Por isso, a paróquia vem trabalhando incansavelmente na direção do Catecumenato de Adultos (anualmente um grupo prepara-se por esta modalidade de catequese catecumenal, passando pelos ritos litúrgicos na queresma, chegando à celebração dos sacramentos da iniciação à vida cristã na vigília na páscoa).
             Na caminhada destes dois anos, a equipe foi percebendo que era necessário avançar um pouco mais, nesta direção, ou seja, dá a toda a catequese paroquial um estilo catecumenal. Eis, pois, o que agora a comissão de catequese, juntamente, com o seu padre estão preparando: formando seus catequistas para o catecumenato eucarístico (catequese de crianças e adolescentes em idade de primeira eucaristia) e o catecumenato crismal (catequese de jovens em idade de crisma).