9 de mar. de 2009

Granito - PE lança Campanha da Fraternidade

Com o tema Fraternidade e Segurança Pública e o lema A paz é fruto da justiça, foi lançada, ontem, dia 27 de fevereiro, a Campanha da Fraternidade 2009, na cidade de Granito – PE. O evento ocorreu na Quadra coberta da cidade. A iniciativa foi da Paróquia N. Sra. do Conselho, administrada pelo Padre Izidorio e contou com o apoio do governo municipal no suporte do local evento e na mobilização da população. Muitos paroquianos se envolveram na realização do lançamento da CF 2009, inclusive as comunidades da área rural da Paróquia.
Todas as escolas públicas (municipais e estaduais) mobilizaram professores, diretores e estudantes para participarem do evento. O público foi bastante expressivo e diversificado (crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas idosas, homens e mulheres).
Contou com a presença de todos os órgãos públicos da cidade, poderes legislativo e executivo, exceção da polícia civil, que foi convidada a proferir palestra sobre o sistema penitenciário brasileiro, mas não foram, alegando não estarem preparados para falar de tal temática.
Além do brilhante discurso de Padre Izidorio na abertura do evento, foram proferidas três palestras: a primeira sobre a violência contra as crianças e adolescentes (Tales – Conselho Tutelar); a segunda sobre a violência contra as mulheres (Tica – Educadora) e uma terceira sobre a violência contra os jovens (Zezinho – Setor Juventude da Paróquia São Sebastião – Ouricuri – PE).
Granito, é um caso particular, no que tange à presença dos órgãos de segurança do Estado, pois a cidade não tem Ministério Público, nem Poder Judiciário, o delegado de Polícia Civil mora na cidade de Crato – CE, o que se torna claro que a cidade está relegada ao abandono na área de segurança pública. A assistência é dada a partir de outra cidade, o que na prática é ineficiente e muito limitado, por diversas razões.


Por José Pereira de Alencar,
Disponível em http://josepereiradealencar.blogsport.com