17 de out. de 2012

PARÓQUIA DE CABROBÓ: UMA REDE DE COMUNIDADES EM ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO!


A Conferência de Aparecida exige “que as paróquias se tornem missionárias” (DA, n. 173). Isso requer de nós uma profunda mudança de mentalidade e de atitudes - conversão pessoal e pastoral – para que saiamos das nossas comodidades e nos lancemos decididamente na missão.
A Igreja hoje não poderá mais se dá o luxo de esperar que os fiéis venham até seus ambientes para receber passivamente os sacramentos. Os tempos são outros e as ofertas religiosas são muitas.
Nossos pastores nos advertem: vivemos um tempo de transformações profundas que afetam não apenas este ou aquele aspecto da realidade, mas a realidade como um todo, chegando aos critérios de compreensão e julgamento da vida. (DGAE 2008-2010, n. 21). Estamos, na verdade, diante de uma ‘mudança de época’.
Uma ‘mudança de época’ atinge diretamente os critérios de valores, afetam os valores mais profundos a partir dos quais se afirmam identidades e se estabelecem as ações e relações. Assim, as pessoas ficam desnorteadas, sem bases e sem referenciais seguros, oscilam entre múltiplas possibilidades. Daí que no último CENSO no questionamento qual sua religião, várias pessoas se declararam de múltipla pertença, isto é, experimentam diferentes e divergentes propostas e denominações religiosas, revelando-se em crise de identidade religiosa.
Na ação evangelizadora, é claro que se mudam os critérios, também deve-se mudar as estratégias ou a metodologia no trabalho evangelizador, por isso, a Conferência de Aparecida, nos convoca para ultrapassarmos uma pastoral de mera conservação ou manutenção para assumir uma pastoral decididamente missionária (Cf. DA, n. 370).Portanto, se faz necessário que a Igreja, no seu conjunto, pastores e fiéis, sejam realmente discípulos missionários, entrem decisivamente na missão, testemunhando a alegria de ser discípulo de Jesus Cristo para o mundo.
A atual consciência missionária interpela o discípulo a sair ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos pra lhes comunicar e compartilhar o dom do encontro com Cristo (DA, n. 548). Numa palavra, nos interpela a sairmos ao encontro dos afastados, sejam nas áreas rurais, mais longínquas, sejam nas cidades, especialmente, nas periferias.
Nossa cidade de Cabrobó-PE, neste último CENSO, registra alguns dados, que deveriam nos provocar como cristãos católicos, se tivéssemos espírito missionário e preocupação evangelizadora.
No ano de 2010, numa população total de 30.873 habitantes, 4.825 pessoas declaram-se evangélicas, deixando claro que neste período, na cidade não existiam duas das denominações pentecostais mais expressivas da atualidade; 1.014 pessoas já se declaram sem religião, 11 pessoas, não sabem a que religião pertence e, outras 89 pessoas, vivem uma múltipla pertença, ou seja, a religião que lhe convém ou satisfaz os prazeres do momento.
Um número bem mais inferior se declara de outras denominações cristãs, membros de seitas e de religião indígena, segundo dados do IBGE.
Uma ação evangelizadora, centrada, planejada e comprometida com a transmissão da fé, não dá para permanecer no comodismo de esperar o ‘pequeno rebanho’ que ainda chega à Igreja, para receber os sacramentos, mais sem uma verdadeira iniciação à vida cristã e à vida de comunidade, mesmo que 24.695 pessoas, ainda se declarem católicas, nesta cidade.
Porém, não se questiona o nível de prática religiosa, compromisso eclesial e vivência de fé. A pastoral de mera conservação se contentaria com isso e pronto!
Pelo contrário, uma pastoral decididamente missionária, sente-se incomodada, inquieta e, deste modo, uma paróquia preocupada com a evangelização põe-se em estado permanente de missão sendo uma paróquia rede de comunidades!

É, pois, nesta dinâmica que a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Cidade de Cabrobó-PE, assumiu na sua última assembleia de pastoral (dias 14, 15, 16 de setembro de 2012), como prioridade a realização de uma grande missão, denominada TRIÊNIO MISSIONÁRIO!
Serão três anos de missão, 2013, 2014, 2015. No próximo dia 14 de novembro de 2012, faremos o lançamento, por ocasião da celebração de aniversário da paróquia e encerraremos no ano de 2015, comemorando os 20 anos da missão redentorista acontecida na referida paróquia, quando surgiram mais da metade de nossas comunidades! No próximo artigo apresentaremos o Triênio Missionário e sua metodologia! Até breve!

15 de out. de 2012


CUME - CAMPANHA UNIFICADA - MISSÃO E EVANGELIZAÇÃO

                O Projeto Pastoral chamado Campanha Unificada “Missão e Evangelização”, é um meio de despertar todos os cristãos(ãs) batizados(as) para o seu compromisso missionário, por meio de uma generosa coleta feita uma vez por ano. Neste ano de 2012, o Dia da Coleta será 14 de novembro (Festa do Aniversário da Paróquia). A Campanha é feita a serviço da missão no Mundo (Papa), na Amazônia (CNBB), na Diocese (Bispo) (formação dos seminaristas) e na Paróquia.

                A dinâmica da Coleta Missionária é a seguinte: a paróquia e, nesta cada comunidade trabalha a motivação e o incentivo aos fiéis cristãos católicos, no período que antecede a data prevista, isto é, dia 14 de novembro de 2012. Nesta data, celebrando o Aniversário da Paróquia, teremos o Dia da Coleta Missionária e Evangelizadora.

A arrecadação terá a seguinte aplicação: 50,00% vai para a Diocese, que ajudará os países de missão, a Amazônia e a formação dos futuros padres (os seminaristas). A outra metade (50,00%) ficará na paróquia para um projeto paroquial de evangelização.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Cabrobó-PE, aplicará sua porcentagem na preparação do(a)s missionário(a)s e na aquisição de material para o Projeto paróquia em permanente estado de missão! Ajude-nos! Seja um(a) colaborador(a) do Reino de Deus, pois, “quem coopera com a evangelização tem os mesmos méritos do evangelizador” (Paulo VI).