26 de dez. de 2009

I MINI-INTERECLESIAL

I MINI-INTERECLESIAL DAS COMUNIDADES
XVI NATAL DA COMUNIDAES EM SANTA CRUZ DA VENERADA
08 A 10 DE JANEIRO DE 2010

Diocese de Petrolina - “Carta ao Povo de Deus”


Ao Povo de Deus que está em Petrolina,
Aos Padres, Diáconos, Religiosos e animadores de Comunidades,
Graça e Paz, em Jesus Cristo – o Deus e Senhor da Vida.


1. No ensejo da 25ª. Romaria das Fraternidades de Santa Cruz da Venerada (Romaria do Jubileu 2009), havia sido programada a realização de um pequeno encontro de nossas Comunidades eclesiais, em sintonia com o XII Inter-Eclesial das Cebs, que se realizava em Porto Velho, Amazônia.
Por razões práticas, achou-se por bem adiar o encontro, tendo sido confirmado agora para os das 8, 9 e 10 de janeiro de 2010, no ensejo da celebração do XVI Natal das Comunidades, em Santa Cruz.

2. Com esta Carta, estamos convidando nossas Comunidades para este momento tão importante. Queremos continuar em sintonia com o grande objetivo de nosso Projeto “Santas Missões Populares:
“Transformar nossas Paróquias numa Rede de Comunidades vivas, participativas, ministeriais, solidárias, acolhedoras – a serviço da Vida” (Jo 10,10).

3. Queremos estar igualmente em sintonia com o Projeto da Missão Continental da América Latina e do Caribe, o qual convoca a todos para experimentar a “Alegria de ser Discípulo Missionário”.

4. Nosso “Mini-Inter”, por ocasião do Natal das Comunidades 2010, será um momento de reflexão sobre a “vocação” de nossas comunidades, e de seu compromisso com a causa da vida, em conformidade com o Lema que estamos propondo:
“COMUNIDADE ECLESIAL: A CAUSA DA VIDA, SUA MISSÃO!”

5. Participantes do “Mini-Inter”: conforme ficou definido em nossa Assembléia diocesana, cada Paróquia enviará 5 (cinco) pessoas engajadas na animação de comunidades.

6. Como o COMIDI havia programado, como de costume, o seu encontro para a mesma data, sugerimos que, dos cinco representantes, dois ou pelo menos um sejam do COMIDI.

7. Como assessores especiais para o “Mini-Inter” de Santa Cruz teremos:

Padre Domingos Malan, com o tema: “Comunidade e Missão”.
Padre Luis Ângelo: “Comunidade e Ecologia”.
Padre Izidório Batista: “Comunidade e a dimensão política da Fé”.

8. Ficou também decidido que cada Paróquia arcará com o “investimento” de R$ 20,00 por participante, para cobertura das despesas do encontro. O pagamento deve ser feito na Secretaria da Paróquia de Santa Cruz da Venerada.

9. Recomendamos que seja feita uma preparação local em cada Paróquia, realizando-se, em dezembro, três encontros celebrativos, de acordo com o roteiro proposto.

10. Os momentos de oração, reflexão e estudo do Mini-Inter se concluirão no sábado a meio-dia. Mas os participantes deverão permanecer, para participarem do 16º Natal das Comunidades, que se encerrará no domingo, ao meio-dia.
Caberá a eles, de modo especial, recepcionar os romeiros e falar-lhes da “alegria de ser discípulos missionários”, vivenciando nosso Lema programático: “COMUNIDADE ECLESIAL: A CAUSA DA VIDA, SUA MISSÃO!”

Com os votos de um Feliz Natal!



+ Frei Paulo Cardoso, Bispo diocesano
Padre Izidório Batista de Alencar, Coordenador diocesano.