4 de fev. de 2013

RETIRO PAROQUIAL MISSIONÁRIO NO ANO DA FÉ!

Realizou-se, neste dia três de fevereiro de dois mil e treze (03-02-2013) na Cidade de Cabrobó-PE, Diocese  de Salgueiro, no sertão de Pernambuco, uma das grandes atividades da Igreja Católica nesta cidade: I Retiro Missionário Paroquial.                            
Na ocasião, estiveram participando entre setecentas  (70o) a oitocentas (800) pessoas vindas das comunidades rurais e urbanas, pastorais e movimentos da nossa paróquia estiveram participando no retiro popular.

Por volta das 08hs da manhã, fomos acolhidos por jovens que caracterizados de palhaços, recepcionavam os participantes do retiro e entregavam o panfleto da Oração das Santas Missões Populares para uma paróquia em estado permanente de missão.
Logo em seguida, tivemos a celebração de abertura do dia. Muito bem preparada pela equipe responsável; muita criatividade e mística a partir da realidade local.


   Tivemos, por volta das 10h30, a reflexão conduzida pelo padre Izidorio Alencar, Administrador da Paróquia e idealizador do projeto missionário. Este, por sua vez, falou da missão de Jesus, a realidade e os desafios da evangelização na paróquia de Cabrobó, a partir dos dados estatísticos do IBGE, Censo de 2010.
Por fim, apresentou a proposta do projeto missionário, dizendo que este foi sendo gerando ao longo destes (02) dois anos de caminhada, junto ao povo desta paróquia, desde a sua primeira reunião pastoral com as comunidades, pastorais e movimentos eclesiais. E, assumido concretamente, na II Assembleia de Pastoral da Paróquia, ano passado, quando por unanimidade todos os participantes pediam a realização de uma evangelização porta a porta, traduzido no desejo da realização de uma missão na paróquia.
Neste mesmo momento, por meio de uma dinâmica das velas, convocou o primeiro mutirão missionário, há realizar-se dia, 24 de fevereiro de 2013, no Assentamento Jiboia, com cinquenta (50,00) missionários da zona urbana da paróquia.

Ao meio dia, tivemos a Hora da Graça, momento forte de adoração ao Santíssimo Sacramento, louvor e súplica. Este momento foi conduzido e animado pelo padre Expedito, da Paróquia de Orocó-PE, cidade vizinha. Após o momento da Graça, foi então servido o almoço, a todos os participantes do retiro.
Retomando os trabalhos foi a hora de apreciarmos a beleza artística de jovens músicos, de uma das nossas comunidades, que cantaram e animaram nosso povo.
Acompanhamos finalmente, testemunhos de fé e caminhada na história missionária desta paróquia, desde as Santas Missões Redentoristas (1995), até a realização das Santas Missões Populares (2006-2007). Bem como, o testemunho da ação de Deus na vida de um jovem que enfrentou grandes problemas na sua vida, enveredando pelo caminho das drogas e, então testemunhou sua libertação e superação de tudo, graças ao convite feito por outros jovens para participar do grupo de jovens da comunidade.
O encerramento deu-se, por voltas das 15h com a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Damião Leal, que na ocasião também assumiu, juntamente com o padre Izidorio os trabalhos pastorais da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Cidade de Cbrobó-PE.
Deus seja louvado por tudo isso e muito obrigado a todas as pessoas e instituições que estiveram colaborando, nesta atividade missionária de nossa paróquia.

3 de fev. de 2013

RETIRO PAROQUIAL MISSIONÁRIO!

           Tudo pronto. Muito trabalho, muita correria! Finalmente, apenas esperando o dia amanhecer (03-02-2013) para nos dirigirmos à quadra de esportes da Cohab, próximo à escola Ministro Marcos Freire, para participarmos do I Retiro Missionário da Paróquia.
Conclamamos toda a população cabroboense, todas as comunidades, pastorais e movimentos eclesiais, homens e mulheres de fé e caminhada. Traga sua bandeira, sua animação, vamos lotar aquela quadra, na festa da vida e fé, proclamando nossa alegria de sermos discípulos missionários de Jesus.
Ao som da Banda Mensageiros de Deus, animados pela pregação e reflexão do Padre Expedito (Cidade de Orocó-PE), aprofundaremos a missão de Jesus e a nossa missão, seguindo os seus passos.
Ao meio dia, teremos a hora da Graça, venha você, ponha seu pedido, seu motivo de pedido de benção, seu louvor no altar do Senhor. Será um dia de festa, de bênçãos e graças nas nossas vidas. Até  breve!!!