11 de mar. de 2013

II RETIRO MISSIONÁRIO PAROQUIAL

              As caravans das comunidades rurais chegando à quadra de esportes, onde aconteceu o II Retiro Missionário. Entusiasmo e força de vontade é o que não falta para esse povo. Que maravilha, que testemunho e boa vontade de participar, nem a distância, nem os desafios da viagem num pau de arara, são obstáculos para os missionários(as). 
Os missionários são animados ao som da viola!
         Iniciando o II Retiro, membros da Secretaria Executiva da Missão, conduzem a Celebração de Abertura. Profundamente, enraizada na Palavra de Deus, retirada do Livro do Apocalípse, a celebração levou os missionários e refletirem sobre a ação da Igreja frente aos clamores da humanidade.
       A Igreja no Continente Latino-Americano clama por missão; a Igreja no Brasil clama por missão, a nossa paróquia clama por missão. Ouvimos esse clamor ou somos uma Igreja adormecida?
                    No ano da Campanha da Fraternidade sobre a Juventude e no ano da Jornada Mundial da juventude no Brasil, os jovens ajudaram na compreensão da palavra anunciada, no sentido de provocarem alguns gritos ou clamores feitos à Igreja. A jovem deitada no chão é a "Igreja adormecida", que não escuta e que não dá atenção aos clamores da humanidade.
        Nada, nem ninguém lhe toca, lhe acorda. Ela permanece "morta", "adormecida". Será que muitas vezes esta igreja adormecida não somos nós cristãos católicos, quando permanecemos indiferentes, alheios ao problemas da vida humana e da vida da natureza? Muitas vezes fechados em nossos grupos e pastorais e, com pouco ou quase nada de espírito missionário, sempre na mesmice, na alegação: sempre foi assim, o povo não quer...

        O Documento de Aparecida chama isso de pastoral de manutenção, a qual necessita de uma profunda conversão pessoal e pastoral.
                Na ciranda da vida, os missionários cantam e dançam celebrando o Deus que anima a vida e a caminhada, mesmo diante de tantos desafios e problemas.
  

                 A Alegria de ser discípulo missionário de Jesus Cristo, faz o missionário vibrar de alegria na força do Espírito Santo, que lhe chamou pelo Batismo, ungiu e prepara para enviar em missão. Na festa e na dança; no cirandar da vida, convida a todos para entrar na roda da história e da caminhada, saíndo do anonimato e da indiferença para ser agente de transformação e protagonista de uma nova sociedade.
          Na parte da tarde, domingo, 10 de março de 2013, duas comunidades da paróquia apresentaram sua história, sendo uma delas a Comunidade Quilombola de Jatobá II e a outra a comunidade Santo Antonio, no bairro da Temperatura, zona urbana da paróquia.
         O momento ápice de todo este dia de vivência e animação missionária, foi encerrado com a celebração da Santa Missa. partilhamos a vida e a caminhada, nossa história, agora partilhamos a Palavra e a Eucaristia.
 
        O segundo retiro, trabalha a convicção e, nesta mesma ocasião, os missionários renovaram os compromissos batismais. E, ao mesmo tempo, fizeram a sua profissão de fé e assinam o Termo de Compromisso do Missionário.
         Na próxima fase, trabalharemos a formação e apresentação do material do missionário, estudando o Manual do Missionário. Esta etapa seguinte, será feita em grupos menores e, portanto, será de formação por Núcleos de Evangelização, sendo que a paróquia está organizada em XI Núcleos (setores missionários).   


Na celebração da Santa Missa, a Comunidade Quilombola do Jatobá II, fez a apresentação do ofertório vivo, ofertando os frutos do trabalho artesanal, produzido pela própria comunidade.

10 de mar. de 2013

II RETIRO MISSIONÁRIO DAS SMPs EM CABROBÓ-PE!

           A fé tem sua origem e crescimento da experiência de encontro com Jesus Cristo. Neste intuito, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Cabrobó-PE, realizou, neste domingo, dia 10 de março de 2013, o seu II Retiro Missionário das Santas Missões Populares para uma paróquia em estado permanente de missão.
Um dia de bênçãos e graças na vida de cada pessoa de Cabrobó, que esteve participando do retiro. Forte experiência de oração, vida fraterna, partilha comunitária, colaboração mútua e vivência eclesial.
A celebração de abertura nos ajudou a despertar para que a nossa paróquia seja verdadeiramente missionária, quando vários jovens da paróquia apresentaram uma peça teatral chamada a “Igreja adormecida”, provocando-nos no sentido de olharmos atentamente, para descobrirmos quais as situações que clamam uma atitude dos cristãos e cristãs desta paróquia. Chamou-nos a atenção para que não sejamos uma paróquia adormecida, surda e cega, aos clamores de tantos irmãos e irmãs.
Vivenciados muitos momentos de experiência de fé, formação e, ao meio dia a Hora da Graça, com padre Expedito, da Cidade de Orocó-PE, tivemos na parte da tarde, um resgate histórico da vida e da caminhada de duas comunidades – uma da cidade e outra da zona rural – da nossa paróquia.
Por fim, na celebração da Santa Missa, os missionários e missionárias, renovaram seus compromissos batismais e assinaram o Termo de Compromisso do Missionário.
Muita festa, muita reza! É Santa Missão Popular acontecendo em nosso meio! Venha você também, seja um missionário, uma missionária. É tempo de graça na vida da nossa paróquia, pode ser tempo de graça também na sua vida, abra seu coração, não deixe a graça de Deus passar em vão.
Muito obrigado a todas as comunidades, grupos, pastorais e movimentos que estiveram participando. Muito obrigado a todas as equipes de trabalho. Que Deus vos abençoe!

Pe. Izidorio Batista de Alencar
Administrador Paroquial