23 de dez. de 2011

NATAL - FESTA DA VIDA NOVA!


A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Cidade de Cabrobó-PE, realizou nesta sexta-feira, 23 de dezembro de 2011, a Grande Celebração de encerramento dos encontros do Natal em Família 2011.
Em diferentes lugares, comunidades, grupos e pastorais estiveram realizando os encontros preparatórios da celebração do Natal do Senhor, seguindo o que nos propõe a Igreja no Brasil, por meio de subsídios adequados para estes encontros natalinos. Nossa paróquia, realizou de 14 a 22 de dezembro de 2011, seus encontros, nas famílias dos bairros, nos grupos e pastorais, a exemplo do ECC – Encontro de Casais com Cristo – que esteve realizando nos seus círculos, a pedido do padre Izidorio Alencar.
Um outro modo de realização dos encontros natalinos, foi o seguido no bairro Beira Rio, onde moram inúmeras famílias, na sua maioria pobres, e tem grande número de crianças. Ali estiveram se encontrando, durante este tempo grupos de famílias do bairro auxiliados por membros da Pastoral da Criança, Renovação Carismática Católica e, outros grupos mais. Estes grupos contaram com a preciosa colaboração da Irmã Alice.
Por fim, dia 23 às 19h30, todos estes grupos e famílias estiveram juntos fazendo a sua celebração de encerramento. Destaque foi a presença e participação das crianças; foi um momento de fé e evangelização de todos os presentes, porém, foi também um momento de confraternização de todos participantes.
O padre Izidorio, presidiu a celebração de encerramento e falou às crianças, numa catequese sobre o Natal, Jesus Cristo e vida de fé. Perguntando o que as crianças queriam celebrar neste Natal, elas responderam: celebrar “o nascimento de Jesus” e o que elas queria pedir, responderam: saúde, paz, amor, esperança de viver”.
 Terminada a parte celebrativa, propriamente dita, tivemos partilha do lanche e distribuição de brinquedos para as crianças. Eram muitos brindes, mais de duzentos (200,00) itens a serem distribuídos. A irmã Isabel e equipe, responsabilizaram-se por esta parte, preparando carinhosamente uma pescaria, em que cada criança pescava, tirando o seu brinquedo. Grande foi a emoção de um menino que ganhou uma bicicleta, esta criança chorava e tremia de alegria!
Segundo o costume, os encontros de Natal têm o gesto concreto, assim os grupos arrecadaram alimentos e foram preparadas várias cestas básicas, sorteadas entre as famílias carentes do bairro.
Parabéns a todos e todas que estiveram celebrando conosco, preparando assim a chegada do Messias. Muito obrigado às pessoas que colaboraram, celebrando, arrecadando brinquedos, preparando lanches, distribuindo brinquedos, animando e fazendo a festa da vida acontecer.

22 de dez. de 2011

É NATAL... NASCEU O SALVADOR!!


É tempo de alegria! No meio da “noite escura” do medo e da covardia, irrompe uma grande Luz; no meio do grande silêncio da injustiça, da impunidade, da opressão, da omissão e da luta pelo ter-poder, surge uma voz que não pode calar: é o Deus-Menino, que entre nós veio morar! Anunciam os anjos. A Ele acorrem os magos e, o “povo que estava nas trevas viu uma grande luz” e, todos entoam o grande hino de glória e de esperança: glória a Deus nos altos céus e paz na terra aos homens por Ele amados. Mas a voz da justiça e da verdade incomoda os soberbos e poderosos, assim , que não querem ver o novo acontecer, procuraram e procuram abafar esta voz, que traz a esperança e a paz, a libertação e a vida.
Porém, a vida venceu a morte, a verdade venceu a mentira, a esperança e a coragem de lutar venceram a indiferença e o medo. Ó que grande mistério, de amor e solidariedade! 'Sendo Deus, se fez criatura humana, para que a criatura humana fosse divinizada'! A Ele que revela o sentido da nossa existência, ao Senhor da vida, da esperança, da justiça e da paz, o nosso louvor e a nossa adoração.
Ao Deus-Menino, que era, que é, e que vem, unamos os nossos sentimentos, palavras e ações, formemos a grande ciranda da vida. No seu centro coloquemos a família que trouxe ao mundo a Vida e a Esperança: JESUS, Maria e José, coloquemos ainda, o nosso desejo e o nosso compromisso de juntos, na ciranda da vida, de corações e mãos unidas, lutar para fazer nascer o mundo novo entre nós, de paz, amor, fraternidade e solidariedade, para que todos nós ao clarear de um novo dia 'vejamos nesta terra reinar a liberdade'!
Neste Natal Senhor, quero armar uma árvore dentro do meu coração, e nela em vez de presentes, quero pendurar os nomes de todos os meus amigos: os amigos de perto e de longe, os antigos e os recentes, os que vejo a cada dia e os que raramente encontro, os constantes e os intermitentes.
Uma árvore de raízes profundas para que seus nomes nunca sejam arrancados do meu coração; os ramos muito extensos para que novos nomes, vindos de todas as partes, venham se juntar aos existentes; que esta árvore, Senhor, tenha sombra muito agradável para que nossa amizade seja um momento de repouso nas lutas da vida.
Gritemos a todos a grande notícia: Jesus Nasceu!!! Este é o melhor e mais sublime presente de Natal que podemos dar aos nossos irmãos e irmãs. Que o Espírito Natalino invada todos os lares e principalmente o nosso, para que você e toda a sua família vivam a concórdia do amor divino! Assim seja!!!
A você, que foi muito importante na minha vida, durante todo este ano, estará sempre em minhas orações! A você, os meus sinceros votos de um Feliz e Santo Natal!!!
 
Pe. Izidorio Batista de Alencar
Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição
Cabrobó-PE