18 de fev. de 2011

A mais nova diocese do sertão pernambucano, com sede em Salgueiro-PE, realizou I Seminário de Estudo sobre a CF 2011

No último dia 05 de fevereiro, na cidade de Salgueiro-PE, aconteceu o I Seminário de Estudo da Campanha da Fraternidade 2011 – Fraternidade e Vida no Planeta - , promovido pelo Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora da Diocese de Salgueiro-PE.
O Seminário contou com a participação de dois leigos de cada paróquia, quase-paróquia e área pastoral da respectiva diocese; além da participação de seminaristas e dos padres da diocese. A assessoria ficou a cargo do senhor Paulo Pedro – Coordenador do projeto CAATINGA no sertão do Araripe – e do Pe. Jandeilson Alencar – Secretário da CÁRITAS Reg. NE II.
Seguindo o método VER, JULGAR e AGIR, o primeiro ajudou os participantes a ver a realidade, abordando muitos dos desafios que o sertão vem enfrentando com a questão da seca, do desmatamento, das queimadas e, nos últimos tempos, mais um grande golpe para o povo pobre do sertão, com o faraônico projeto de Transposição do Rio São Francisco.
Na sua abordagem, Paulo Pedro, não só apresentou a questão do Aquecimento Global, como processo oriundo da própria natureza, mas também e, principalmente, responsabilizou o ser humano nesta questão, mostrando que devido a sua ação tem levado a grande quantidade de emissões de gases de efeito estufa, causando sérios problemas climáticos. Disse ele: “A desertificação é um dos fatores responsáveis pelas mudanças climáticas, provocadas principalmente pela ação do homem”.
O Padre Jandeilson, tendo presente os pressupostos já apresentados, fez uma apresentação do material da Campanha da Fraternidade 2011, principalmente, mostrando seu fundamento bíblico (JULGAR), dizendo que do livro do Gênesis ao Apocalipse, a Sagrada Escritura, está permeada deste cuidado e chamado de atenção para a preservação da vida. O “grito da terra é grito de uma vida ameaçada”, de uma mãe que "geme em dores de parto".
Na ocasião, chamou a atenção dos participantes, dizendo que “precisamos enxergar (perceber) os fatos que acontecem à nossa volta. Os atos catastróficos que acontecem são como um grito que a natureza dá para nos alertar da gravidade dos efeitos a partir das ações do homem”.
No parte da tarde, passamos ao AGIR, fazendo um trabalho em grupos, para a indicação e escolha de propostas concretas que a Diocese poderia adotar no trabalho de base, como gesto concreto da temática em debate.
Diante de várias propostas apresentadas pelos participantes, acolhemos três, que consideramos de maior relevância, neste momento. São elas:
a) Apoiar e trabalhar nas comunidades a conscientização da Campanha 1 milhão de árvore;
b) Resgatar o trabalho de parceria com ONGs, sindicatos, associações e organismos que trabalham na preservação do meio ambiente;
c) Articular na diocese, o Setor Pastoral Social!
Viu-se que antes e, mesmo necessário, para tudo isso acontecer era a existência de uma equipe que na diocese acompanhasse o trabalho de divulgação, motivação, animação e formação da Campanha da Fraternidade. Foi então que votamos a escolha desta equipe, sendo então composta pelas seguintes pessoas: Pe. Izidorio Alencar (Cabrobó), Pe. Antonio José (Salgueiro), Francisca Antonia (Granito), Aldlene (Cedro), e Zezinho (Ouricuri).