14 de jan. de 2011

O SACRAMENTO DO BATISMO II

No primeiro artigo expomos um pouco os fundamentos gerais da teologia do Sacramento do Batismo. Neste que se segue, iremos apresentar algumas reflexões sobre os fundamentos bíblicos, desse mesmo sacramento, passando a seguir a aprofundar, em alguns textos específicos da Sagrada Escritura. Boa leitura!
1. FundamentaÇão bíblica do batismo
Na história do cristianismo, este sacramento é lembrado com bastante ênfase e é atestado pelas inúmeras vezes que aparece no Novo Testamento.
Na doutrina da Igreja, o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia sempre foram apresentados como sacramentos da iniciação cristã e deveriam ser conferidos no percurso de uma única celebração, porém, isto era feito depois de um longo período de iniciação ao mistério e à vida cristã. Na prática, porém, no século V, com a generalização do batismo de crianças eles se separaram, passando a ser celebrados independentes, a ponto de serem celebrados com rituais totalmente distintos e autônomos e terem conteúdos doutrinários próprios quase sem nenhuma relação recíproca.
Pelo simples fato de batizar as crianças logo após o nascimento o Vaticano II recuperou o catecumenato como forma de catequese e evangelização para aqueles que receberam o batismo enquanto criança, mas que como foram batizados na fé de seus pais e padrinhos e pelos desafios pastorais de hoje estes não evangelizaram, não educaram na fé é, preciso que agora passem por um período de evangelização e preparação para a recepção amadurecida dos sacramentos por parte dos adultos, por isso, se falar tanto hoje em dia de iniciação cristã de adultos. E, esta foi querida pelo Vaticano II, que exigiu uma reforma no ritual do sacramento da Confirmação, pedindo que este sacramento fosse dado depois de um tempo de preparação, e em idade mais madura.
1.1. O batismo no Evangelho de Marcos
Quando a Igreja batiza ela o faz na firme convicção de que está cumprindo o mandato do seu Senhor: “Ide por todo o mundo e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar tudo que vos ordenei” (Mateus 28,19-20).
Deste texto, podemos extrair algumas verdades sobre o sacramento do batismo. Vemos que a missão de batizar da Igreja vem do próprio Cristo. E que este mandato é um mandato missionário, uma vez que no texto está expresso antes do batizar, que é tarefa essencial da Igreja, aparece o mandato de evangelizar, somente em segundo plano é que se “exige” o batismo. É a convicção de que precisamos anunciar o evangelho, fazer discípulos de Cristo, para depois da adesão feita a Cristo agora serem batizados. Conforme dissemos acima, o batismo é o sacramento que nos faz participantes da comunidade eclesial. E sendo batizados e fazendo parte agora de uma comunidade de fé, devem então observar os ensinamentos do Senhor.
Esta é uma pedagogia perfeita, para uma catequese evangelizadora em nossas comunidades e com nosso povo. Pois, como podemos exigir dos que não foram evangelizados, que não aderiram a Cristo, mas pediram o batismo (outros sacramentos) sem terem muitas vezes convicção do que vão receber o já receberam uma observância dos ensinamentos de Cristo?
Partindo deste princípio devemos ter sempre presente que a ordem deve ser: Evangelizar, dar os sacramentos (sacramentalizar) e, somente, depois exigir a observância dos ensinamentos de Cristo, (mandamentos). Por isso, hoje mais do que nunca é urgente o catecumenato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário